Sou um evadido (Fernando Pessoa)



Sou um evadido.
Logo que nasci 
Fecharam-me em mim, 
Ah, mas eu fugi. 

 Se a gente se cansa 
Do mesmo lugar, 
Do mesmo ser 
Por que não se cansar? 

 Minha alma procura-me 
Mas eu ando a monte, 
Oxalá que ela 
Nunca me encontre. 

 Ser um é cadeia, 
Ser eu é não ser. 
Viverei fugindo 
Mas vivo a valer.

----------------------------------
Este poema, Pessoa faz uma reflexão filosófica: só é possível viver plenamente se libertando da carcaça do "eu". isso quer dizer que o ser nada mais é que uma prisão, e estar preso a esse ser imutável é o que impede o poeta de encontrar a verdadeira liberdade ("Do mesmo ser/ Por que não se cansar?").

Além disso, ele afirma "Ser um é cadeia,/ Ser eu é não ser", esse é seu argumento para buscar uma fuga dos limites do "eu", e nota-se que para ele, a própria tentativa de fugir de si mesmo já é sua grande conquista "Viverei fugindo/ Mas vivo a valer".

Refletindo sobre o que o poema nos tenta dizer, vemos que realmente nascemos dentro de cascas onde ficamos aprisionados, contentes com nossa zona de conforto, entretanto, ninguém é imutável, nossas experiências vão nos somando e nos fazendo ver as mesmas coisas sob perspectivas diferentes, sendo assim, a melhor saída para aproveitar completamente o que a vida nos oferece é quebrar as grades da cadeia do "ser" e estar sempre em movimento, para estar enfim, livre de si. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teus Olhos (Junqueira Freire)

Fui um doudo em sonhar tantos amores (Álvares de Azevedo)